Atenea no Civic Leadership Summit de Washington!

Atenea

Atenea, participante Espanhola do programa Work&Travel, foi selecionada entre milhares de estudantes para participar numa experiência incrível, o Civic Leadership Summit 2015. É um orgulho para a Travelingua que uma das nossas participantes tivesse a oportunidade de participar neste evento. Trata-se de um evento internacional em Washington em que jovens de numerosas nacionalidades são selecionados para compartir suas vivências e descobrirem o que podem fazer para construir um mundo melhor.

Perguntamos diretamente a Atenea sobre a sua experiência e estas foram as respostas:

Que atividades fizeram?

O Civic Leadership Summit é um programa que tecnicamente dura 4 dias, mas o primeiro e último dia são para que todos os estudantes cheguem e se vão embora de Washington DC, o que realmente faz que dure dois dias. Mas é um programa muito intenso.

O primeiro dia é de introdução, depois do jantar de boas-vindas todos os estudantes se reúnem com os
seus respectivos grupos e o seu team leader e lhes explica no que vai consistir o programa, o que é que se espera de eles, etc.

Durante o segundo dia, se faz o BE Antenea Rios_2A CHANGEMA
KER CHALLENGE, que consiste em identificar um problema na sociedade, na comunidade, no país, no mundo ou simplesmente na tua família ou universidade, e procurar uma solução. Esta atividade dura desde o pequeno almoço até ao jantar, após a qual se projeta um filme; no meu caso, Girl Rising, sobre a educação das raparigas nos países subdesenvolvido.

Durante o terceiro dia fazem-se um par de aulas de cívica e direito, mas não são aulas normais de universidade, senão que são mais dinâmicas e entretidas. Depois de almoço se faz um tour por Washington DC até ao jantar de despedida, no qual alguns grupos podem apresentar a sua solução ao problema identificado no dia anterior perante o resto do grupo. É depois de este jantar quando os estudantes dispomos de tempo livre.

Finalmente, o ultimo dia consiste num pequeno almoço prévio aos voos que nos levam de volta aos nossos destinos do Work & Travel.

Resumindo, o segundo e terceiro dia são dias MUITO intensos, desde as 7 da manhã até às 10 da noite ou mais tarde, mas vale a pena.

Que temas se tratam no Summit?

Principalmente, problemas actuais no mAntenea Rios_3undo, quer a educação das raparigas nos países subdesenvolvidos ou a corrupção, o terrorismo, o desemprego juvenil, a discriminação, os refugiados, os casamentos forçosos, etc.

Conheces-te muitos estudantes internacionais?

Sem dúvida. Formámos um grupo de 64 estudantes de 31 países diferentes, entre os que incluía Jordânia, Egito, Paquistão, Afeganistão, Venezuela, Guiné, Moldávia, România, Líbia, Sérvia…

Tiveste a oportunidade de visitar Washington D.C.? O que é que visitas-te? O que te pareceu a cidade?

Antenea Rios_5Visitámos o Capitólio, o Washington Monument, a Casa Branca, a Supreme Court, a Biblioteca do Congresso e os memoriais de Lincoln, Jefferson, Martin Luther king e a Guerra de Vietnam. O tour dura umas 4 ou 5 horas e é guiado. A Cidade pareceu-me impressionante… Todos os monumentos com uma arquitetura grega clássica são impressionantes.

Quais são as melhores lembranças que levas de esta experiência?

Antenea Rios_1As conversas que tive com os meus colegas do Summit são as melhores lembranças que levo. O facto de compartir experiências com pessoas de todo o mundo é uma experiência única, e acho que nunca cresci tanto como pessoa como nestes últimos quatro dias que passei com eles. É uma experiência realmente enriquecedora.

A verdade é que, igual que o programa Work & Travel USA, o CIEE Civic Leadership Summit é uma experiência incrível.

O que é que foi que permitiu a Atenea ser uma das 64 estudantes escolhidas pelo CIEE? O vídeo que pode ver a seguir. Toma nota, o próximo ano pode ser você!

Mais informação sobre o programa Work&Travel no seguinte link: http://www.travelingua.pt/programa/work-and-travel-usa

 

Anúncios